E também só escrevo disto porque antes de ontem tive uma conversa sobre esse assunto, e começei a reflectir um pouco mais...

Eu acho que não há necessidade nenhuma que exista esse serviço - barrigas de aluguer, já repararam na quantidade de crianças que são orfãs?
Não têm pai nem mãe e só adoravam eram ter alguém que reparasse nas suas pequenas coisas, nos seus pequenos triunfos... Nas suas pequenas brincadeiras.
Adoro crianças é algo que está inerente a mim desde que sou uma.
Não sou infantil para as coisas sérias, mas divido-me na personalidade, às vezes consigo ser muito "patusca", gosto de ser palhaça e fazer rir dá-me um prazer do caraças.
Mas reparo noutra coisa, não são só as crianças nas instituições que são orfãs porque muitas funcionárias(mas não todas) são super mães e super queridas e super vóvós.
A maior parte da juventude não é ligada aos pais, e ficam orfãs de certos valores que podem ser transmitidos de pais para filhos ou de mães para filhas , ou de avós para netos.
Fico triste que dos dois lados haja muita separação e penso que é por isso que a sociedade é tão doente, até dentro do seio familiar o egocentrismo prevalece.
Por exemplo, vocês devem conhecer imensos casos de familias que se dividiram pela morte de um parente rico, e houve um que "enrolou" os outros etc etc.
Eu acho isso baixo demais para servir de exemplo para uma criança e vejo muitos adolescentes com a mente um bocado perdida, sem autoconfiança, sem gostos certos, com escapes e muito tristes e carentes, mas mesmo assim e aqui vem a má noticia com o rei na barriga.
Não percebo a lógica de algumas leis Portuguesas,:S na adopção então nem se fala...
7 comentários:
É sem dúvida um tema muito complexo, e em que focaste muitos dos aspectos que são preocupantes nomedamente as crianças que precisam de um amparo e que permanecem nos orfanatos. Acho que deveria de haver uma preocupação adicional do Estado relativamente a estas crianças.
Enquanto o processo de adopção não for revisto cada vez vai haver mais crianças em orfanatos ou entregues a famílias de acolhimento. O processo de adopção é um autêntico calvário e quando durante o mesmo de repente os pais biológicos se lembram de reclamar a criança, então o caso é uma tragédia em que a pessoa que mais importa - a criança - acaba por ser a que mais sofre.
Acompanhei de perto dois casos de adopção, e não desejo o que aqueles pais adoptivos passaram a absolutamente ninguém... verdadeiros horrores!
Talvez este estado de coisas contribua para o aumento das "barrigas de aluguer". Apesar de ser um processo complexo, talvez acabe por ser menos penoso que a adopção, pelo menos na maioria dos casos.
Tema interessante de ser reflectido. Parabéns I.D. :)
FF , :)
É complexo porque não sabem gerir e complicam com a burrocracia, é um assunto delicado e nem sempre nos lembramos de quem não está e muito menos de quem não conhecemos.
Também acho que á falta de tacto da parte do Estado para as minorias em geral.
Beijos
Pronúncia, :)
"O processo de adopção é um autêntico calvário e quando durante o mesmo de repente os pais biológicos se lembram de reclamar a criança, então o caso é uma tragédia em que a pessoa que mais importa - a criança - acaba por ser a que mais sofre."
True, as crianças são as vitimas de todos os intervenientes que se coibam de existir, não têm culpa de existir num mundo sobrepopulado e sujo, mas têm a prioridade máxima de serem felizes.
O tuga faz tudo mal, faz controversia é emocionado demais , descontrola-se e é violênto. Os media usam hestórias destas para alimentar a curiosidade do próprio tuga. Que acima de tudo gosta de falar sem saber.
"e não desejo o que aqueles pais adoptivos passaram a absolutamente ninguém... verdadeiros horrores!"
É muito complicado , eu conheci no percurso da vida alguns casais que optaram pela adopção de crianças portuguesas, mas desistiram de Portugal ao fim de tantos atrasos.
"Talvez este estado de coisas contribua para o aumento das "barrigas de aluguer". Apesar de ser um processo complexo, talvez acabe por ser menos penoso que a adopção, pelo menos na maioria dos casos.
Tema interessante de ser reflectido. Parabéns I.D. :)"
Obrigada Pronúncia :)
Se os serviços de adopção fossem mais eficientes. Haveria menos recurso a barrigas de aluguer, ou talvez não... as pessoas ainda dão muita importância à reprodução de características dos pais. No fundo não creio que os pais sejam pais porque querem criar/educar uma criança, ou desenvolver um bom ser humano. Os filhos são, na grande maioria dos casos, projectos egoistas.
2 coisas diferentes, as barrigas de aluguer e a adopção.
quem quer barrigas de aluguer quer os filhos. pode ser escravidão mas é bem paga.
a adopção em portugal é uma vergonha, o processo é lento e mal conduzido, não é orientado para a criança que deveria ser o objectivo.
Francis,
São diferentes , mas estamos de acordo que o mundo está superpopulado ou não ? Não seremos já muitos ?
Eu só queria era frisar esse ponto.
Não estou a igualar nada, nem a misturar nada.
Pode até ser bem paga , mas mata a fome a quantos ?
"a adopção em portugal é uma vergonha, o processo é lento e mal conduzido, não é orientado para a criança que deveria ser o objectivo."
Ora lá está a mais pura das verdades. Uma vergonha social e de quem é a culpa ?
Enviar um comentário